In notícias

Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro

O Inventário do Arquivo Histórico surgiu graças ao protocolo celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia de Faro, o Arquivo Distrital de Faro e a Câmara Municipal de Faro.  A apresentação deste trabalho culminou ao fim de dois anos de profundo trabalho de valorização, desde a sua fundação e do vasto património histórico documental constituído por documentos em papel, pergaminho, fotografia e registos, realizado pelo Arquivista do Município, Dr. Tiago Barão em colaboração com a Diretora do Arquivo Distrital de Faro,  Esta pesquisa consistiu no levantamento do estado de conservação e organização da documentação e posterior, organização, seleção, identificação e estruturação que resultou na produção do Inventário do Arquivo Histórico, em formato digital.

Este Arquivo Histórico é um dos mais ricos espólios documentais do concelho, composto por quatro fundos documentais (Santa Casa da Misericórdia de Faro; Apostolado da Oração; Junta Hospitalar; Centro de Assistência Social de Faro) e que contêm documentação do início do séc. XVI (1512) até à atualidade.

A documentação encontra-se depositada no Edifício Sede da Instituição, e também disponível para consulta e divulgação. Inventário do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Faro