Diversos

Para além das grandes áreas de atuação, prestamos um vasto conjunto de serviços à comunidade.

O Serviço de Apoio Domiciliário

 O SAD é uma Resposta Social, que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio das pessoas quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.

Cantina Social

A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Social, que tem como objectivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.

Centro de Dia

O centro de dia a resposta social destinada a pessoas idosas de ambos os sexos que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família.

Espaço Solidário

Na sequência dos Serviços Sociais desenvolvidos pela Santa Casa da Misericórdia de Faro, surgiu a necessidade da criação de um espaço onde seja possível a cedência de roupas e calçado à população carenciada do concelho de Faro.

No dia 19 de Abril de 2010 foi inaugurado este Espaço que dispõe de roupas novas e usadas, de géneros variados (calças, camisas, saias, casacos, sapatos, bijutarias), para as diversas estações do ano.

Este Espaço está aberto ao público, às Quintas-feiras, excepto feriados, das 14H30 às 17H00 e às Quartas-feiras, excepto feriados, das 17H00 às 18H00, para as funcionárias e funciona nas instalações da Santa Casa na Rua João Dias N.º 2 em Faro.

Igreja

IgrjaIgreja da Misericórdia é um edifício “notável”, situado na Praça D. Francisco Gomes.

Outrora existiu como Igreja Manuelina do Espírito Santo (c. 1499) e foi mandada reconstruir para instalação da Irmandade, no ano de 1583 pelo Bispo D. Afonso de Castelo Branco. A fachada viria a ser reformulada pelo arquiteto genovês Francesco Saverio Fabri, a mando do Bispo D. Francisco Gomes d´Avelar.

Tem planta centralizada, de cruz grega de topos retos. No interior, destacam-se os vários retábulos, a pia de água benta feita a partir de um capitel gótico e o altar-mor.

Museu

Santa_IriaEm Dezembro de 2012, a provedoria desta Santa Casa, decide abrir ao público, um pequeno conjunto de peças que se encontravam em acervo e o destaque é para um núcleo bandeiras de procissão datadas dos finais do séc. XVIII.

Mobiliário, paramentaria, retábulos do séc. XVI ao séc. XVII e escultura policromada datada do Séc. XVII ao Séc. XX.

Também se encontram expostos ao público os santos que representam a “Procissão do Enterro do Senho” que se efetua anualmente na sexta-feira Santa, percorrendo as principais ruas da Cidade de Faro.

SERVIÇOS:

  • Redução da vulnerabilidade socioeconómica
  • Cuidados de saúde
  • Higiene pessoal e bem-estar
  • Apoio à população carenciada do concelho de Faro
  • Cultura e Património