Infância

A Creche o Pré-Escolar e o Centro de Atividades de Tempos Livres, são respostas sociais que integram os serviços na área da Infância englobando as componentes de apoio familiar e educativo-pedagógica.

A Creche 

A Creche é o estabelecimento que se destina a acolher, durante o período de trabalho ou por impedimento dos pais, crianças até os 3 anos de idade, proporcionando-lhes a continuidade dos cuidados assegurados pela família e as condições adequadas ao seu desenvolvimento.

Alguns objetivos da Creche

a) Proporcionar o atendimento individualizado à criança num clima de segurança afectiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global encorajando a partilha de experiências, respeitando os seus interesses lúdicos, preferências, ritmos próprios, entre outro;

b) Promover e/ou apoiar, em colaboração com a família, a vigilância de saúde da criança e colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detectadas;

c) Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades, em todo o processo evolutivo da criança;

d) A Creche deve assegurar com estabilidade e qualidade a continuidade dos cuidados assegurados pela família, não esquecendo que o desenvolvimento de cada criança é individual, caracterizado por transições específicas, tempos estáveis e regressões;

e) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

f) Prevenir situações de manipulação infantil através de uma actuação adequada;

g) Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;

O Pré-Escolar

O Pré-escolar é um equipamento de natureza socioeducativa vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças entre os 3 anos e a idade de ingresso ao ensino básico, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais;

Para concretizar a sua missão o Pré-escolar tem como objetivos

a) Fomentar o desenvolvimento integral da criança através do aproveitamento das suas apetências e potencialidades, durante o afastamento temporário do seu meio familiar;

b) Colaborar com as Famílias na promoção da Saúde e habilitá-las a um melhor conhecimento desta, para uma mais perfeita actuação no processo educativo;

c) Assegurar os cuidados de higiene e alimentação adequados à idade das crianças;

d) Estimular o convívio entre as crianças de forma a uma perfeita integração e inclusão social;

e) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

f) Preparar a criança para o ingresso no ensino básico fomentando hábitos de atenção, estudo e trabalho;

g) Contribuir para corrigir os efeitos discriminatórios das condições socioculturais no acesso ao sistema escolar;

h) Assegurar a colaboração dos diversos níveis do pessoal técnico, em estreita complementaridade educativa, tendo como finalidade responder de forma integrada às necessidades bio-psicossociais nas diferentes etapas do desenvolvimento da criança;

i) Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;

j) Desenvolver acções em parceria com a Comunidade, promovendo uma melhor relação Comunidade Misericórdia;

k) Desenvolver uma acção social de carácter preventivo e educativo, quer no contexto individual, quer no contexto colectivo, promovendo a solidariedade e os laços de vizinhança;

Centro de Atividades de Tempos Livres

O CATL é a resposta social que proporciona actividades de lazer a crianças e jovens entre os seis anos e os 12 anos de idade, nos tempos livres das responsabilidades escolares, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multi-atividades, incidindo, de modo particular, nas áreas do desenvolvimento psico-motor, psico-social, cognitivo, bem como da comunicação e construção dos códigos formais de aprendizagem.

Alguns objetivos do CATL

a) Promover relações de interacção de acordo com as necessidades específica das crianças;

b) Promover o desenvolvimento de situações ricas em afecto que ajudem a criança a desenvolver sentimentos de segurança, estabilidade e pertença;

c) Desenvolver formas de acolhimento dos pais das crianças que permitam a construção de sentimentos de confiança e compreensão mútua das lógicas educativas utilizadas por pais e educadores;

d) Ajudar a criança a utilizar as suas crescentes capacidades psico-motoras, cognitivas e psico-sociais, para descobrir, alcançar e explorar o mundo que a rodeia;

e) Promover a aprendizagem progressiva de situações de exercício de responsabilidade e autodomínio;

f) Ajudar a construção de normas individuais e sociais necessárias ao desenvolvimento de padrões de comportamento equilibrados;

g) Possibilitar actividades de planificação de desenvolvimento de projectos e ideias;

h) Incentivar situações de interacção individual e em grupo e que permitam a discussão de pontos de vista e maleabilização de opiniões e conceitos.

SERVIÇOS:

  • Apoio à família e à criança
  • Proporcionar a continuidade dos cuidados assegurados pela família
  • Atividades de lazer a crianças e jovens