In notícias

Primeira Pedra do novo Lar de Idosos

No dia 15 de Dezembro, pelas 15 horas, na Lejana – Vale da Amoreira (Faro),com a presença dos Presidentes da União das Misericórdias Portuguesas, da Câmara Municipal de Faro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro, Membros da Mesa Administrativa, vereadores da CMF, Autarcas, dirigentes de Serviços Públicos e Instituições Privadas de Solidariedade Social, teve lugar a Bênção da 1ª Pedra do Novo Lar, presidida por Sua Excelência o Bispo do Algarve.

O local da cerimónia foi preparado previamente para o efeito pela Câmara Municipal de Faro e pela Empresa adjudicatária da obra com uma tenda, um púlpito e som.

D. Manuel Quintas presidiu à cerimónia litúrgica, tendo, nos ritos iniciais, sido feita a apresentação da obra, de forma breve, pelo Eng. Sesinando Louro.

A seguir o Provedor, Candeias Neto saudou e agradeceu a presença de todos, autoridades civis militares e religiosas, Irmãos da Santa Casa e enquadrou o ambiente social em que a Instituição se move, nomeadamente o acentuar do peso da pobreza, e da terceira idade e traçou o percurso da Instituição ao longo da sua vida centenária, com incidência nas suas valências, volume de emprego ocupado, perspetivas de evolução, concretizadas agora com a construção do novo lar, exclusivamente suportada por disponibilidades financeiras da Instituição, o que contudo não impediu a candidatura ao apoio financeiro da Nossa Senhora do Manto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ainda em análise. Terminou o seu discurso com o agradecimento ao Presidente da Câmara de Faro pelo preparo da logística no terreno, ao Eng. Sesinando Louro pela conceção e acompanhamento ulterior do projeto até à sua conclusão, aos Drs. José Bento e Suzanne Sousa da área jurídica, pelo apoio permanente que têm dispensado à Instituição ao Presidente do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas, pelo trabalho desenvolvido em prol das Misericórdias, ao cónego José Pedro Martins capelão e grande amigo da Instituição. O Dr. Manuel de Lemos aludiu no seu improviso, à importância desta estrutura no alargamento ao apoio prestado e congratulou-se pela sua execução ser desenvolvida e, espera-se que concluída no Ano Jubilar da Misericórdia em curso.

A encerrar a cerimónia falou o presidente da Câmara de Faro para felicitar o Provedor por mais este empreendimento que vai aumentar a oferta de serviços aos mais desfavorecidos da sociedade, aumentando a rede de apoio social do concelho.

A seguir a Secretária do Senhor provedor, em nome de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo do Algarve, deu por encerrada a sessão, tendo os presentes sido convidados a participar num Porto de Honra servido na sede da Santa Casa, abrilhantado por um Coral Feminino que entoou canções de natal dirigido pelo Maestro Valentim  da Associação do Fado.

Leave a Reply